24 de setembro de 2011
Mais uma encomenda concluída...
21 de setembro de 2011
13 de setembro de 2011
Ponto cruz para canhotos
Quem é canhoto sabe das dificuldades de viver num mundo de destros, onde a nossa mais valia é o facto de tentarmos adaptar-nos da melhor maneira possível, nos últimos anos também com a ajuda de algumas ferramentas especializadas que foram surgindo.
Lembro-me da minha mãe e da minha avó tentarem ensinar-me croché e nunca conseguirem, precisamente por eu ser canhota. Gosto de croché, mas sou sincera, não me seduz fazer, portanto nunca me incomodei muito com isso lol.
Já o ponto cruz enche-me as medidas! E também aqui tive de me adaptar. Para ter mais liberdade de movimentos e poder cumprir com o preceito do bordado, começo geralmente da direita para a esquerda e com a agulha ao contrário kkkkk. Mas vou alternando, depende o posicionamento do bordado.
E vocês companheiras esquerdinas, como fazem?
(foto retirada net)
9 de setembro de 2011
Dicas: o local onde trabalhamos

O local onde trabalhamos e a forma como o fazemos é muito importante. Se por um lado temos de nos sentir confortáveis, também temos de pensar que a longo prazo a nossa coluna e os nossos olhos vão começar a ressentir-se.
Por isso hoje aqui ficam mais algumas dicas:
*Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado. (costumo usar uma grande e por cima um dossiê, para ter uma superfície dura)
*Se você quiser que a linha não dobre ao puxar o ponto, passe uma esponja húmida do começo ao fim da linha. (não gosto de fazer isto, prefiro perder tempo a desenrolar a linha do que a molhá-la)
*Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só passar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.
*Combinar as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental. (eu costumo dizer que para além das cores, é preciso escolher adequadamente os tons)
*Quando aplicarmos os bordados, devemos ter em atenção escolher tecidos que não desbotam.
*Para bordar com fio metalizado humedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso (mais uma vez, eu não gosto de molhar a linha, prefiro bordar mais devagar, usar a linha mais pequena para não desfiar tanto e eu própria voltar a enrolar a linha).
*Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho. (apesar do trabalho que dá, faço-os sempre, gosto mais do resultado final com eles, sou perfeccionista admito)
*Antes de começar a bordar, faça um rápido aquecimento, esfregando o dorso das mãos, abrindo e fechando os dedos, girando os punhos e rodando os ombros para trás. Ao parar de bordar, repita essa série de movimentos. (ok, esta para mim é nova, mas como costumo bordar à noite, depois do jantar, de deitar as miúdas e arrumar a cozinha acho que tenho o aquecimento mais que feito lol)
*Mantenha os pés no chão ou em uma banqueta. Isso mantém a posição correta e evita a pressão da coxa contra a cadeira, facilitando a circulação do sangue. Improvise com livros. (boa dica)
*Desvie o olhar do bordado por alguns instantes para evitar ardência na vista e sensação de embaçamento. Mire algo bem distante e pisque várias vezes para lubrificar a córnea. (bordar ao pé da televisão éa minha dica, podemos acompanhar por ouvido e desviar o olhar por alguns segundos)
8 de setembro de 2011
Dicas: descritivo das linhas
7 de setembro de 2011
Fraldas para bordar e lisas

Em breve terei fraldas da Cegonha com quadrilé para bordar e das lisas, ambas duplas e 100 por cento algodão. Esta marca é sobejamente conhecida, com qualidade garantida e dispensa apresentações. Para bordar será a 2€ e as lisas a 2,5€ a unidade. Gostaria de saber quem tem interesse em adquirir desde já, para poder fazer a encomenda. Obrigado ;)