Mime o seu bebé com peças feitas à sua medida e com muito, muito amor. Ofereça-lhe e a si algo de único com o valor que só o artesanato tem.

Followers

About Me

A minha foto
O nascimento das minhas filhas levou-me de volta ao universo dos bordados infantis. Gosto de coisas coloridas e originais. Aqui vos deixo alguns dos meus trabalhos, espero que gostem. O meu email para encomendas é miminhosdemaeblog@gmail.com Não forneço esquemas.


Os esquemas de Miminhos de Mãe não são para partilha. Obrigado.

9 de setembro de 2011

Dicas: o local onde trabalhamos


O local onde trabalhamos e a forma como o fazemos é muito importante. Se por um lado temos de nos sentir confortáveis, também temos de pensar que a longo prazo a nossa coluna e os nossos olhos vão começar a ressentir-se.

Por isso hoje aqui ficam mais algumas dicas:

*Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.

*Borde em assentos confortáveis para não prejudicar sua coluna. (uso o meu sofá e fico recostada)

*Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado. (costumo usar uma grande e por cima um dossiê, para ter uma superfície dura)

*Se você quiser que a linha não dobre ao puxar o ponto, passe uma esponja húmida do começo ao fim da linha. (não gosto de fazer isto, prefiro perder tempo a desenrolar a linha do que a molhá-la)

*Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, para evitar desfiar. (imprescindível)

*Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só passar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.

*Combinar as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental. (eu costumo dizer que para além das cores, é preciso escolher adequadamente os tons)

*Quando aplicarmos os bordados, devemos ter em atenção escolher tecidos que não desbotam.

*Para bordar com fio metalizado humedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso (mais uma vez, eu não gosto de molhar a linha, prefiro bordar mais devagar, usar a linha mais pequena para não desfiar tanto e eu própria voltar a enrolar a linha).

*Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho. (apesar do trabalho que dá, faço-os sempre, gosto mais do resultado final com eles, sou perfeccionista admito)

Dicas de saúde e conforto:

*Antes de começar a bordar, faça um rápido aquecimento, esfregando o dorso das mãos, abrindo e fechando os dedos, girando os punhos e rodando os ombros para trás. Ao parar de bordar, repita essa série de movimentos. (ok, esta para mim é nova, mas como costumo bordar à noite, depois do jantar, de deitar as miúdas e arrumar a cozinha acho que tenho o aquecimento mais que feito lol)

*Acomode-se numa cadeira confortável, formando um ângulo de 90 graus com o corpo. O móvel deve ter apoio para os braços, pois os pulsos apoiados aliviam os membros superiores.

*Mantenha os pés no chão ou em uma banqueta. Isso mantém a posição correta e evita a pressão da coxa contra a cadeira, facilitando a circulação do sangue. Improvise com livros. (boa dica)

*Desvie o olhar do bordado por alguns instantes para evitar ardência na vista e sensação de embaçamento. Mire algo bem distante e pisque várias vezes para lubrificar a córnea. (bordar ao pé da televisão éa minha dica, podemos acompanhar por ouvido e desviar o olhar por alguns segundos)

*A cada hora, pare de bordar por 10 ou 15 minutos. Ainda, sentada, espreguice, alongando bem os dedos, os braços, a coluna, o pescoço e as pernas.

*De vez em quando, levante devagar, sem movimentos bruscos, dê uma voltinha pela casa, tome um copo de água, respire fundo e aproveite para fazer alguma tarefa pendente. (levantar, comer umas bolachas e ver se as miúdas estão destapadas kkk)

5 comentários:

  1. Olá! :) Respondendo à tua questão sobre a lugana, é algodão, não tem qualquer percentagem de linho. Mas a trama é de dois em dois fios como o linho, em vez dos quadrados do quadrilé :)
    Bom fim-de-semana!! Nia

    ResponderEliminar
  2. Olá, engraçado faço tudo praticamente como tu.Só não uso o dossier em cima da almofada e não me recosto no sofá...fico mais chegada para a frente (a dar cabo da coluna portanto)tirando isso até a parte de levantar, comer umas bolachas e ver se o miúdo está destapado é igual hahaha.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Nia obrigado pelo eslcarecimento, tenho que ir ver esse tecido de perto ;)

    Diana, pois é, ele há muitas coincidências nesta vida lol Eu adoro uma pausa nas cruzinhas para comer uma fruta e umas bolachas lol

    ResponderEliminar
  4. Me ha gustado mucho tu blog y tus trabajos, me quedo por aquí viendolo todo.
    Besitos desde España

    ResponderEliminar