Mime o seu bebé com peças feitas à sua medida e com muito, muito amor. Ofereça-lhe e a si algo de único com o valor que só o artesanato tem.

Followers

About Me

A minha foto
O nascimento das minhas filhas levou-me de volta ao universo dos bordados infantis. Gosto de coisas coloridas e originais. Aqui vos deixo alguns dos meus trabalhos, espero que gostem. O meu email para encomendas é miminhosdemaeblog@gmail.com Não forneço esquemas.


Os esquemas de Miminhos de Mãe não são para partilha. Obrigado.

24 de setembro de 2011

Mais uma encomenda concluída...





Para a Maria Inês, que já nasceu. Uma fralda e uma bolsa para os documentos, com duas divisórias.

21 de setembro de 2011





Um presente de uma amiga da mamã para um menino que decidiu ser apressado e nasceu hoje! Bem vindo bebé!
Esqueci-me de mencionar que usei linha brilhante para o nome, a chucha e a fralda do bebé. O desenho é tão simples, que achei por bem dar-lhe um toque dos meus ;)



E é a minha primeira peça com etiqueta! Viva!

13 de setembro de 2011

Ponto cruz para canhotos


Quem é canhoto sabe das dificuldades de viver num mundo de destros, onde a nossa mais valia é o facto de tentarmos adaptar-nos da melhor maneira possível, nos últimos anos também com a ajuda de algumas ferramentas especializadas que foram surgindo.

Lembro-me da minha mãe e da minha avó tentarem ensinar-me croché e nunca conseguirem, precisamente por eu ser canhota. Gosto de croché, mas sou sincera, não me seduz fazer, portanto nunca me incomodei muito com isso lol.

Já o ponto cruz enche-me as medidas! E também aqui tive de me adaptar. Para ter mais liberdade de movimentos e poder cumprir com o preceito do bordado, começo geralmente da direita para a esquerda e com a agulha ao contrário kkkkk. Mas vou alternando, depende o posicionamento do bordado.

E vocês companheiras esquerdinas, como fazem?

(foto retirada net)

9 de setembro de 2011

Dicas: o local onde trabalhamos


O local onde trabalhamos e a forma como o fazemos é muito importante. Se por um lado temos de nos sentir confortáveis, também temos de pensar que a longo prazo a nossa coluna e os nossos olhos vão começar a ressentir-se.

Por isso hoje aqui ficam mais algumas dicas:

*Use uma boa iluminação para bordar, de preferência use luz fluorescente.

*Borde em assentos confortáveis para não prejudicar sua coluna. (uso o meu sofá e fico recostada)

*Coloque uma almofada no colo para aproximar o bordado. (costumo usar uma grande e por cima um dossiê, para ter uma superfície dura)

*Se você quiser que a linha não dobre ao puxar o ponto, passe uma esponja húmida do começo ao fim da linha. (não gosto de fazer isto, prefiro perder tempo a desenrolar a linha do que a molhá-la)

*Passe sempre um alinhavo no tecido que cortou, para evitar desfiar. (imprescindível)

*Para fazer todos os pontos no mesmo sentido é só passar o fio por baixo do ponto anterior, na carreira de volta.

*Combinar as cores da linha com as do tecido é harmonioso e fundamental. (eu costumo dizer que para além das cores, é preciso escolher adequadamente os tons)

*Quando aplicarmos os bordados, devemos ter em atenção escolher tecidos que não desbotam.

*Para bordar com fio metalizado humedeça-o numa esponja qualquer, para facilitar o uso (mais uma vez, eu não gosto de molhar a linha, prefiro bordar mais devagar, usar a linha mais pequena para não desfiar tanto e eu própria voltar a enrolar a linha).

*Se não quiser ou não souber fazer 1/4 ou 3/4 de ponto, basta deixar de bordar os quadradinhos com um triângulo colorido que aparecem em certos gráficos mais elaborados e por fim defina-os com ponto atrás (contornos). Você pode usar esse truque quando quiser para acelerar seu trabalho, mas nunca deixe de praticar os pontos fracionados, eles são necessários para fazer um lindo trabalho. (apesar do trabalho que dá, faço-os sempre, gosto mais do resultado final com eles, sou perfeccionista admito)

Dicas de saúde e conforto:

*Antes de começar a bordar, faça um rápido aquecimento, esfregando o dorso das mãos, abrindo e fechando os dedos, girando os punhos e rodando os ombros para trás. Ao parar de bordar, repita essa série de movimentos. (ok, esta para mim é nova, mas como costumo bordar à noite, depois do jantar, de deitar as miúdas e arrumar a cozinha acho que tenho o aquecimento mais que feito lol)

*Acomode-se numa cadeira confortável, formando um ângulo de 90 graus com o corpo. O móvel deve ter apoio para os braços, pois os pulsos apoiados aliviam os membros superiores.

*Mantenha os pés no chão ou em uma banqueta. Isso mantém a posição correta e evita a pressão da coxa contra a cadeira, facilitando a circulação do sangue. Improvise com livros. (boa dica)

*Desvie o olhar do bordado por alguns instantes para evitar ardência na vista e sensação de embaçamento. Mire algo bem distante e pisque várias vezes para lubrificar a córnea. (bordar ao pé da televisão éa minha dica, podemos acompanhar por ouvido e desviar o olhar por alguns segundos)

*A cada hora, pare de bordar por 10 ou 15 minutos. Ainda, sentada, espreguice, alongando bem os dedos, os braços, a coluna, o pescoço e as pernas.

*De vez em quando, levante devagar, sem movimentos bruscos, dê uma voltinha pela casa, tome um copo de água, respire fundo e aproveite para fazer alguma tarefa pendente. (levantar, comer umas bolachas e ver se as miúdas estão destapadas kkk)

8 de setembro de 2011

Dicas: descritivo das linhas

Sempre que puder a partir de agora venho partilhar algumas dicas com vocês. Portanto sintam-se também à vontade para perguntar o que quiserem.

Já aqui disse que trabalho exclusivamente com linhas DMC, são as minhas preferidas. Já utilizei as da Ancora também, são ambas de muito boa qualidade, mas gosto mais do 'brilho' das da DMC, para mim conferem mais vida ao bordado.
A tabela de cores pode ser encontrada no site oficial, mas o que gostaria de vos mostrar é o descritivo das linhas, que pode ser muito útil no acaso dos kits, que geralmente não indicam o número, apenas o descritivo.

Podem consultar aqui: http://www.dmc.com/mjRS/1/doc/Cartes_couleurs/noms_couleursuk.pdf

Bons bordados!
Convém confirmar sempre, segundo alerta a marca, pois os designers podem utilizar descrições de cores diferentes. E vocês, como fazem para descobificar as tabelas sem os números ;) ?


7 de setembro de 2011

Fraldas para bordar e lisas


Em breve terei fraldas da Cegonha com quadrilé para bordar e das lisas, ambas duplas e 100 por cento algodão. Esta marca é sobejamente conhecida, com qualidade garantida e dispensa apresentações. Para bordar será a 2€ e as lisas a 2,5€ a unidade. Gostaria de saber quem tem interesse em adquirir desde já, para poder fazer a encomenda. Obrigado ;)